quarta-feira, 11 de julho de 2007

Papa Bento XVI, igreja de Cristo ou sem ele e polêmicas

Leio nos principais jornais sobre a nova polêmica envolvendo o Papa Bento XVI. Este, apesar do pouco tempo na área como "ator" principal, já gosta de celeuma.
A última é sobre um tal documento que diz ser a igreja católica a única de Cristo. Trata-se de uma confirmação acerca de questões advindas do Concilio Vaticano 2º, na década de 60. 
Na realidade, é algo velho e batido essa coisa de afirmar que a igreja católica é a única de Cristo. Baseia tal afirmação numa determinada passagem bíblica, a qual reproduzo abaixo:
 
 "E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos Céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus." (Mt. 16, 18)
 
Bem, a partir daí os católicos romanos resolveram instituir a igreja e seus dogmas, compreendendo ser Pedro o primeiro papa da área. Claro, ao longo da história muita coisa aconteceu, cismas, nascimentos de outras denominações cristãs que hoje ameaçam o domínio católico. Diga-se de passagem, graças aos desmandos dos papais e sua turma, hoje os protestantes estão mais fortes e os católicos mais fracos.
Voltando às notícias de jornais, em A Tribuna (ES) de hoje, leio sobre um grupo de pastores protestantes alvoroçados com o documento do Vaticano. Os argumentos são variados e toscamente divertidos. Segundo o pastor Gilmar, vice-presidente da Associação de Pastores em Vila Velha, essa história de atribuir a Jesus a nomeação de Pedro como o "papão", é pura história. Ao reafirmar isso, a igreja católica pode gerar o início de uma guerra santa! Sim, um conceito existente há séculos, confirmado naquele concílio da década de 60, e de lá aos dias atuais tantas vezes evocado, agora, hoje, já, pode ser responsável por um guerra santa. Nunca vi isso, diga-se de passagem. Conflitos bélicos somente trazem dor e sofrimento. Como podem ser santos?
Ademais, quantas e quantas denominações evangélicas já criticaram e criticam a instituição católica, acusando-a de idólatra por causa da adoração a santos? Nem quando um bispo maluco da Universal chutou a santa, o bicho pegou. Vai pegar hoje por causa de um documento que em essência, se repete ao longo da história? Vá plantar chuchu!
E o rol de bobagens pastorais se estende... Um tal pastor Luciano Santos, duma igreja Batista de Vila Velha, disse que a declaração papal pode gerar racismo! A ignorância não tem limites. Atribuir raça a condição religiosa é o supra-sumo da estultice.
Mas o melhor ficou por conta do sr. Alcemir Pantaleão (uau!) Sobrinho, o presidente da Associação de Pastores de Vila Velha: o papa está preparando o território para o anticristo!!! Ao ignorar as outras igrejas de Cristo, estaria o Bento interessado na consolidação da igreja única, da religião única, a qual, nos escritos proféticos de Apocalipse, seria obra do "cheiroso" de enxofre. É o fim do mundo!!!
Quanta asneira. Navegando pela internet, encontrei uma manifestação de um representante da igreja presbiteriana, datada de 2000, mas que bem poderia ter sido escrita ontem. Fala sobre essa mesma bobagem de agora. E de lá para cá o mundo não acabou, católicos e protestantes não se explodiram levando consigo adversários religiosos.
Assistindo essa tensão tosca entre religiosos, alegro-me a cada dia estar fora de toda e qualquer religião. Viva a apostasia! Viva a Liberdade!
 


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger