segunda-feira, 9 de julho de 2007

Cristo Redentor, uma das novas sete maravilhas do mundo

É, o Cristo Redentor foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo juntamente com a Grande Muralha da China, o monumento de Petra, na Jordânia; a cidade inca de Machu Picchu, no Peru; a pirâmide de Chichén Itzá, no México; o Coliseu de Roma, na Itália; e o Taj Mahal, na Índia. Desses, somente não me lembro do tal monumento de Petra. O restante estou de acordo.
Contudo, é estranho não ter entre essas novas maravilhas do mundo a Acrópole (Atenas), estabelecida num dos berços da sabedoria ocidendal, a Grécia. Ou então, as estátuas da Ilha de Páscoa, com toda a sua magia e mistério. Ou ainda Angkor Wat (Cambodia), com sua arquitetura ímpar e aspecto um tanto soturno. Todos eles estavam entre os finalistas para as novas maravilhas mundiais.
A UNESCO, de onde sai aquelas definições para patrimônios da humanidade, não curtiu muito a disputa, idealizada por um cineasta suíço chamado Bernard Weber. Crê que o espírito da campanha pelas sete novas maravilhas do mundo segue critérios bem distintos daqueles da entidade sempre zelosa pela cultura no mundo.
Sinceramente, a única coisa de interessante que vejo no Cristo como uma das grandes edificações mundiais é o aumento de seu poder como atração aos turistas. Acho o construção do Corcovado, pela natureza, onde fica o Cristo Redentor, muito maior que a obra humana lá instalada. Sem ele, a estátua certamente perderia toda a sua imponência.
E aos nacionalistas e patriotas, que por ventura acreditam ser um sacrilégio preferir as obras da Ilha de Páscoa ou a Acrópole ateniense ao Cristo deixo umas máximas:

"O patriotismo é o último refúgio dos canalhas", por Samuel Johnson

"Todo pobre-diabo que não tem nada no mundo do que possa se orgulhar escolhe a nação a que pertence como último recurso para sentir orgulho: desse modo, ele se restabelece, sente-se grato e pronto para defender com unhas e dentes todos os erros e absurdos próprios dessa nação", por Schopenhauer

Nenhum comentário:

Powered By Blogger