sábado, 3 de outubro de 2009

Hit brasileiro mostra o momento da música brasileira

Na última quinta-feira a MTV realizou mais uma cerimônia de premiação que ocorre anualmente. Algumas bandas interessantes, outras não. Premiações justas outras nem tanto. Bizarrice, absolutamente, não falta. Uma em particular me chamou bastante a atenção.

Na categoria hit do ano, concorria gente como seu Jorge, Pitty e Skank. Ou seja, gostando ou não deles, é inegável o talento e acuro com que fazem música. Claro, nem sempre acertam. Mas são artistas acima da média, principalmente na atual conjuntura.

Porém, para o meu espanto – na verdade, nem tanto assim – quem saiu vencedor da categoria foi o tal NX Zero. O que dizer sobre isso? Não se trata de simples preconceito. Contudo, se no meio de tanta coisa interessante, ganha um grupo que faz música ruim, insossa, e apoiada pelos jovens, começo a compreender porque até nas novelas estão apelando a regravações de sucessos antigos para compor suas trilhas sonoras.

A música no Brasil anda em baixa. Ao menos aquela que anda pelos faustões e gugus – assim mesmo, em minúsculo – e freqüenta as rádios. Se há 10, 15 anos, tínhamos Rappa, Cidade Negra, Raimundos, Planet Hemp, Skank em total evidência e batendo de frente com “pagobregas” e axés, além de gente como Chico Science correndo por fora, mas próxima o bastante para até aparecer nos tais palcos de domingo, agora temos NX Zero, Fresno e outras coisas disputando com funk. Prefiro Zeca Pagodinho!

E não é por falta de trabalhos instigantes não. Bandas como Charme Chulo, produzem música boa e capaz de estimular a renovação – afinal, não dá para viver confiando a música apenas aos medalhões. Falta vontade para essa molecada ir além da obviedade.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger