segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

O que me interessa no natal

Já falei do meu sentimento ante o natal. Nesses dias onde, num passe de mágica, grande parte dos corações se torna "fraterna", os patrões – em sua maioria – distribuem cestas natalinas para seus empregados. Com raras exceções, os conteúdos destas cestas são risíveis. Muitos produtos ali contidos, os trabalhadores não fazem questão nenhuma de colocar no carrinho quando estão fazendo suas compras. Claro, o velho clichê de "para quem não tem, está ótimo" prevalece em alguns casos. Mas bem que o espírito que toma conta das almas dos "chefes" poderia ser um pouquinho pródigo, e fazer-lhes oferecer bombons Garoto, ao invés de Emoções – sim, existe.

Outro fenômeno digno de observação é o nosso impulso em ir às compras, parecendo aquele batalhão de formigas que sai para o trabalho – ao menos os formicídeos não precisam preocupar-se com as dívidas. Para os cristãos é o tempo de comemorar o nascimento de Jesus – mesmo sabendo que ele não nasceu no dia 25. No entanto, mesmo entre muitos seguidores do nazareno, o tempo é mesmo de compras e despesas.

Eu, no meio dessa história toda, me interesso é pelo feriado e o descanso prolongado. Aproveito para por em dia as tarefas que me dão prazer e apreciar bons destilados – além, óbvio, de comer o que está ao alcance. O compromisso que tenho com todos à minha volta é diário e não surge com datas religiosas.

Por isso, desejo a todos um bom descanso e uma boa diversão, acredite ou não no natal.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger