sábado, 29 de dezembro de 2007

A mãe de todas as batalhas

"I see your future, it's nightmare...
… Looking in your eyes, looking in your eyes…"
 
Suicidal Tendencies
 
A epígrafe soa clichê. No entanto, para quem acompanha o mundo das lutas, mais especificamente o vale-tudo ou mma, nada melhor para resumir o acontecimento de hoje à noite em Las Vegas, EUA. O norte-americano Chuck Liddell e o brasileiro Wanderlei Silva entram hoje no ringue do Ultimate Fighting Championship, o UFC – maior evento de lutas misturadas do mundo -, para mostrar quem realmente pode ser considerado o melhor entre os dois. Isso somente seria o suficiente para voltar a atenção à contenda. Porém, muito mais coisa está envolvida nessa luta: além de valores financeiros exorbitantes, valores pessoais, destinos de carreiras, reestréia de Wand no Ultimate e outros elementos explosivos.
 
Tanto Wanderlei quanto Liddell, vem de duas derrotas consecutivas. O brasileiro amargou nocautes. Foi derrubado por outros dois monstros do vale-tudo, o croata Mirko Cro Cop e o também norte-americano Dan Henderson, sendo que esta derrota custou-lhe o título de campeão do extinto evento japonês Pride. Já Chuck perdeu por pontos sua última luta para o mediano e pouco conhecido Keith Jardine, e viu seu título de campeão do UFC ir para a cintura do algoz Quinton Jackson, após um nocaute implacável. Era a segunda vez que Liddell caia ante Quinton – a primeira deu-se há anos, no Pride.
 
A luta entre Wand e Chuck já faz parte do imaginário de lutadores e fãs de lutas desde os tempos em que o brasileiro reinava no Japão e o norte-americano foi alçado à condição de estrela do UFC, atropelando Tito Ortiz, Randy Couture, Renato Babalu, entre outros. Com a derrocada do Pride e a ida de Wanderlei para o Ultimate, o mundo das lutas ficou em polvorosa. Agora, seria inevitável o choque entre as estrelas.
 
Bem sei o quanto o embate é imprevisível. São dois dos maiores trocadores do vale-tudo face a face finalmente. Tudo pode acontecer. Um soco bem dado, no local exato, acaba com tudo em segundos. Estratégias bem executadas podem levar a luta para a decisão dos juízes, além de marcá-la como uma das maiores, senão a maior, do mundo das lutas misturadas. Que todos estejam preparados.
 
Não obstante o brasileiro precisa muito mais dessa vitória. E quem conhece Wand, ainda que somente dos ringues ou pela tela da tv ou do monitor do computador, sabe o quanto ele vai dar de si por essa vitória. Penso ser o momento exato para Wanderlei renascer das cinzas, tal qual a Fênix mitológica, e mostrar ao mundo que o "cão louco" está vivo e sequioso para alcançar seu posto de destaque novamente.
 
Wanderlei Silva já passou por muitos obstáculos na vida. Ouso dizer que esse é o maior de sua vida. Então fica aí o meu desejo de sucesso para o Silva, somado a outros milhões mundo afora.
 
Vai "cão louco", olhe fundo nos olhos do "moicano" e mostre a olhe o pior de seus pesadelos.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger