quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Brasil: um país desencantado

Tomar conhecimento das notícias sobre violência no Brasil causa aflição. É um tal de filmagens de assassinatos, de assaltos, ações do tráfico, crimes da polícia. Ufa! Nos jornais impressos daqui do estado o fenômeno é o mesmo. Voltando-se para a política, igualmente não há o que comemorar. Confesso desânimo.

Hoje, ao abrir o jornal local A Tribuna, leio sobre o assassinato de uma cabeleireira chamada Rita Viana de Souza, 43 anos. Ela foi executada com 15 tiros, por um suposto vendedor de carros, Izaque Correira do Rosário. Ele está foragido.

Fora um desfecho de uma pendenga que vinha se arrastando desde o início do ano, quando a cabeleireira comprou um carro num chamado feirão de usados, em Vila Velha. Como o carro apresentava problemas a contar de semanas após sua compra, Rita tentava resolvê-los procurando o vendedor. Conforme fora testemunhado, os dois se encontraram na manhã de ontem no local do feirão, e após discussão, Izaque sacou uma arma e deu 15 tiros em Rita.

Lastimável. A violência presente neste país não só amedronta e indigna, como enche de pessimismo céticos como eu. Fico a imaginar até quando tal situação se perpetuará. Não é possível a continuidade do barbarismo sem medidas efetivas para combatê-lo. E isso deve ser algo mais do que simples repressão, afinal, como ficou-se sabendo essa semana, atos como os da polícia carioca na favela do Alemão - onde relatórios apontam para execuções sumárias - apenas somam a violência.




Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger