segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Seja Bacharel, Mestre ou Doutor em Teologia Clarividente em 90 dias!!!

Reluto em falar sobre religião. Não raro trata-se de contenda pouco produtiva e fastidiosa. Ademais, como vivemos no seio de uma sociedade religiosa, quando você critica assuntos divinos logo é tachado de ateu – mesmo se não for. No meu caso, sou agnóstico, talvez. Creio ser uma tarefa sem rumo e sem noção tentar provar ou não a existência de Deus ou similares. Fico apenas com o mistério.

No entanto, torna-se impossível saber de certas coisas e abster-se de comentá-las. Li no site de Janer Cristaldo um comentário sobre um tal curso de teologia no seguinte endereço: http://www.cursodepastor.com.br/xhtml/index.php. Fui lá para conferir. Seria cômico, caso não trata-se de algo sério – pelo menos eles se querem sérios...

O tal site do pertencente ao Seminário Brasileiro de Teologia oferece alguns cursos para formação de pastores à distância. Você pode encontrar os mais variados graus: médio em teologia, bacharel em teologia, mestre em teologia e doutor em teologia. E o melhor: qualquer que seja o nível, você pode pegar o “canudo” em até 90 dias! Uau!!!

A metodologia do Seminário é fantástica, pois “na busca de um alto nível de excelência o SBTE instituiu seu próprio padrão de qualidade”(?!). E mais: para um melhor aproveitamento do aluno, este “será o construtor do seu próprio conhecimento”. Como será essa estrovenga?

Para ser Bacharel em Teologia, por exemplo, você terá em mãos 6 apostilas e 680 perguntas de onde absorverá um vasto conhecimento para ser um hábil embusteir.., digo, pastor, obreiro, teólogo ou “pesquisador”. Para tanto é necessário “bastante leitura, aquisição de cultura geral, exercício de memória, rapidez de raciocínio, elevado grau de associação, análise e coordenação de idéias, tudo voltado para a defesa dos interesses bíblico”(sic).

Após a entrega de corpo e alma ao curso de Bacharel (?) em Teologia, o acadêmico – está lá no site – terá direito ao seu certificado, melhor, “diproma” de graduação de uma instituição indicada pela “Associação dos Pastores e Ministros do Brasil”, se do total das 680 questões valendo um ponto cada, “acertar 70% ou 476 pontos” e apresentar “monografia com 20 laudas”. Pronto! Já és Bacharel e pode por aí resgatando as ovelhas desgarrados em alto nível.

Contudo, o melhor, o supra-sumo é oferecido para os destemidos em alcançar a titulação de doutor. Sim, o Curso de Doutorado em Divindade... Trata-se de algo para além do título de direito a quem defende uma tese. Doutor em Divindade daquele seminário é sinônimo de, praticamente, um encontro com Deus! Nas próprias palavras no site: “leva o aluno ao mais amplo e profundo conhecimento de Deus, seus mistérios espirituais, sua criação material e seu projeto para o futuro da Igreja Cristã e do Planeta Terra e Universo.” Ufa!

É o supra-sumo do engodo! Não acabou. Porém, continuarei no próximo comentário.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger