segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Teria Olavo de Carvalho corrido de Celso Lungaretti?

Polêmicas via internet nunca cessam. Pensadores, jornalistas e demais classes que adoram dar opinião sobre tudo estão sempre em choque. Algo absolutamente normal no mundo das idéias. Os detalhes são a velocidade e a facilidade de acesso aos debates. Já comentei sobre isso por aqui.
 
Para variar, o polêmico filósofo Olavo de Carvalho entrou em mais uma contenda verbal recentemente, contra o seu antagonista preferido: um esquerdista. A bola da vez foi o ex-guerrilheiro, escritor e jornalista Celso Lungaretti.
 
Tudo teve início quando Celso resolveu "denunciar" sites fascistas, dentre os quais o www.midiasemmascara.org, sítio comandado por Olavo e outro jornalista. Ademais, o escritor esquerdista resolveu tocar em assunto sagrado para o filósofo brigador: o tal Foro de São Paulo. Lungaretti o retratou como delírio olaviano. Era iniciado o "combate".
 
Carvalho respondeu com seu estilo implacável, mas cometeu erros tolos. Chamou Celso de ex-prefeito de Pariquera-Açu, SP e de dono da editora Geração Editorial, além de falar pelos cotovelos em seu programa de rádio semanal via internet.  No meio da confusão, sobrou até   para o filósofo Roberto Romano, por ter publicado o 1° artigo de Celso Lungaretti em seu site. O professor da UNICAMP preferiu ignorar os ataques de Olavo.
 
Lungaretti escreveu outro artigo respondendo ao filósofo, que limitou-se a menosprezá-lo. Foi a deixa para o escritor esquerdista arvorar-se vencedor do debate. Isto é apenas um resumo da polêmica. Quem quiser saber mais e em detalhes deve acessar http://celsolungaretti-orebate.blogspot.com/2007/11/polmica-com-olavo-de-carvalho.html.
 
Particularmente, estranhei também a atitude de Olavo de Carvalho em ter deixado seus dois artigos em resposta a Celso Lungaretti lá no site do Diário do Comércio e não em sua página pessoal, onde consta sempre todos os seus embates intelectuais. Também nada disse em seu programa de rádio após o desmentido de Lungaretti sobre o caso do prefeito, do dono da editora e a diminuição da tortura ao ex-guerrilheiro nos anos de chumbo. Talvez o filósofo "pitbull" tenha falado realmente demais e se deu conta tarde.
 
Quanto a Celso Lungaretti, por mais que queira mostrar-se como defensor da liberdade e da justiça, esbarra em seus próprios argumentos. Vide um de seus últimos artigos no qual faz defesa apaixonada por Guevara - cartamaior.com.br . Ademais, quando acusa certos sites de autoritários e adeptos da ditadura, deveria voltar-se para certos sítios de esquerda onde se lê apologias a ditadores e regimes tiranos de ontem e hoje. Inclusive o próprio escritor contribui para alguns destes.
 
Aguardemos os próximos capítulos – se houver – da pendenga no programa de Olavo hoje, logo mais.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger