quarta-feira, 18 de novembro de 2009

FHC inspirou-se tanto assim nos clássicos?

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil, é, antes de tudo, um intelectual. Bom ou mau, um sociólogo com bagagem e história no Brasil. FHC teve um filho fora do casamento com uma repórter da Rede Globo. O fato, muito escarafunchado pela oposição e imprensa alternativa, nunca foi exposto plenamente. Esta semana tomamos conhecimento que FHC resolveu assumir legalmente o filho, atualmente com 18 anos de idade.

Alguns opositores do ex-presidente tentam explorar politicamente o assunto de uma forma ou de outra. Ético ou não, faz parte do jogo. Ademais, mesmo sem divulgação maciça os envolvidos com o mundo da política – seja na prática ou apenas acompanhando-a –, tinham certo conhecimento do filho pouco conhecido do sociólogo.

Porém na vida política a grande roda nunca pára. Surge uma notícia, que se for verdadeira, FHC fornecerá artilharia para seus opositores. O jornalista Cláudio Humberto noticia que o Presidente Sociólogo teve outro filho fora do casamento. E com sua empregada! Nas palavras do próprio jornalista, o mais novo rebento bastardo de FHC nasceu de uma relação “com sua empregada Maria Helena, uma negra que o impressionava pela formosura. Leonardo é muito parecido com o pai.” Seria o “príncipe dos sociólogos” também Dom Juan da intelectualidade?

Não sei o quanto da história é real. Mas se for, soará algo irônico, antes de todas as outras implicações. Por quê? Ora, FHC, como bom sociólogo foi leitor dedicado de Marx e Gilberto Freyre. O intelectual alemão, com toda a sua dedicação às ciências humanas, encontrou tempo para ser pai de seis filhos com sua esposa Jenny e um com a empregada Helene, não reconhecido pelo alemão. Freyre, entre seus grandes estudos, dedicou-se a pensar o Brasil analisando as relações na Casa Grande e na Senzala nos dias coloniais. Pesquisou até a concupiscência dos senhores de engenho e seus filhos para com as escravas. Teriam sido eles inspiração para FHC?

Talvez agora faça sentido a tal frase na qual FHC disse – e depois desdisse – que tinha um pé na cozinha...


Nenhum comentário:

Powered By Blogger