quarta-feira, 18 de novembro de 2009

“Cine Lula” dá voto?

“Lula, filho do Brasil”, obra do diretor Fábio Barreto, já teve sua “estreia” para figurões na abertura do 42.º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Nos próximos dias será apresentado, provavelmente, para servidores em sessões especiais. Sua estreia nacional será em 2010, ano eleitoral.

Lula e seus partidários, claro, dizem não se tratar de peça publicitária, propaganda política antes do permitido. Alegam que o presidente não é candidato a nada e o filme é sobre sua vida pessoal, sem alcance à esfera política. O lançamento da obra em ano do pleito é puro acaso. Quem não conhece a essência real da política, engole...

Se dará voto a Dilma Rousseff ou não, somente se saberá após sua exposição em massa. Contudo, querer fazer crer que o filme em nada pode influenciar no processo político pelo simples fato de Lula não disputar o pleito, é brincar com a inteligência alheia.

A capacidade do presidente em transferir votos dependerá quase exclusivamente de Dilma. Se ela transmitir ao eleitorado ser capaz de continuar o “lulismo”, mesmo sem carisma, poderá valer-se de tudo o que orbita Lula. E o que dele emana. Até filmes.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger