sábado, 19 de abril de 2008

Políticas equivocadas, um general chamado Heleno e o maior movimento de “solidariedade” militar...

O governo Lula tem mesmo uma facilidade imensa de agregar o caos. Não bastasse as trapalhadas sazonais de membros à volta do Presidente, agora surgiu uma questão tensa sobre a tal remarcação de terras indígenas na reserva Raposa do Sol, em Roraima – detalhes via google .
 
Me interessa nessa história em particular, a grande confusão gerada após um comentário do general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, comandante militar da Amazõnia. O general fez críticas às políticas indigenistas tocadas pela administração Lula, que por sua vez pediu explicações ao Ministro da Defesa Nelson Jobim.
 
Logo criou-se um celeuma já clássico nesse governo: militares e alguns oposicionistas todos melindrosos se manifestaram a favor do general Augusto e o presidente Lula tem mais um pepino em suas mãos.
 
Não estou muito interessado na "briguinha" entre presidente e comandante. No entanto, algumas reações preocupam. O tenente-brigadeiro da Aeronáutica Ivan Frota, soltou uma  nota, na qual se solidariza com o general. Até aí, tudo bem. Contudo, algumas palavras suas devem deixar os defensores da democracia em alerta. Segue trecho.
 
"Que o presidente não se atreva a tentar negar-lhe [ao general Heleno] o sagrado dever de defender a soberania e a integridade do Estado brasileiro [...]. Caso se realize tal coação, o país conhecerá o maior movimento de solidariedade, partindo de todos os recantos deste imenso país, jamais ocorridos nos tempos modernos de nossa História".
 
A fala do militar não é amistosa. Que defenda seu companheiro. Mas esperamos que o faço dentro dos limites da lei. A última vez que vieram com historinha de defesa da ordem e da lei, violentaram o país.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger