domingo, 3 de maio de 2009

E Lula não acha nada demais...

Muita coisa aconteceu na última semana: discussões entre ministros da justiça, paranóia com gripe do porco – pobres porcos –, ainda a economia e, como não poderia deixar de ser, nossos políticos em mais uma de suas peripécias ímpares. Excluindo esta última, não vou nem linkar as notícias. Daqui a 50, 100 anos é só buscar no Google do futuro e ainda estarão lá, demonstrando um pouco do zeitgeist – hum, tão erudito... – dos nossos dias.

Mas não pude resistir a mais uma do nosso (de quem?) querido presidente Lula falando sobre a farra das passagens áreas por parte de deputados, senadores e toda trupe política. Para ele não há problema em políticos distribuírem – esse é o termo exato – passagens à família, amigos e puxa-sacos. Isso seria algo simples de ser resolvido.

Não mr. Lula, isso não é simples. Como o sr. mesmo disse, isso está arraigado na alma política desse país. É uma das “coisas que são mais velhas que a descoberta do Brasil”. E, justamente por isso, não é fácil a sua resolução. Demanda séculos de comprometimento para uma nova consciência. Para tanto, é necessário pensar que a falta de ética não se resolve com uma decisão trivial da câmara. Menos ainda com bravatas.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger