Parafraseei no título um dito muito popular quando o povo se refere àquela jovenzinha fogosa, com os hormônios em fúria, que provoca os amiguinhos ou a paquera, deixando-os ensandecidos de tanto, ah, tesão. Ela adia a realização do ato sexual, não se sabe se por prazer sado-masoquista ou se por receio de ser usada. Fato é que, quando isso ocorre, o povo diz que ela quer é mesmo, ahh, dar, mas teme as conseqüências – físicas quando virgem; emocionais quando já conhecedora do sexo.
O presidente Lula está mais ou menos nessa linha quando o assunto é o 3° mandato. Sabemos todos o quanto ele gostaria de disputar mais um mandato já em 2011. Sua chance de vitória seria enorme, a léguas de distância das chances de sua suposta candidata Dilma Roussef. Mas ele desconversa, deixando o trabalho “sujo” para setores do PT e aliados.
Nesta semana o deputado da base aliada Jackson Barreto, do PMDB, tentou conseguir o número suficiente de assinaturas para sua Proposta de Emenda Constitucional começar a tramitar e alcançar a Câmara e o Senado – intencionando principalmente viabilizar a disputa por um 3° mandato pelo presidente Lula. Não conseguiu. Ele promete insistir.
Já o PT resolveu escancarar as vontades. No último programa do partido na 5ª feira teve de tudo: é o governo contra o neoliberalismo; e malandramente anuncia redução de impostos. Ora, quem é a favor de redução de impostos são... os liberais! O programa não explica o porquê da redução dos tributos – alguns poucos, apesar de essenciais. Ignora o fator crise para alardear um feito que deve ter sido muito a contragosto. Fala em ampliação do PAC, mas fica quieto quanto aos passos de tartaruga do programa, que até agora só alcançaram os 3% do prometido.
Contudo o mais impressionante foi a “convocação” para que o povo conheça e assine um projeto para a realização de um plebiscito sobre a aceitação ou não de uma Assembleia Constituinte para a reforma política. Sei, daqui a pouco vem o desejo para que o povo escolha se quer ou não um terceiro mandato de Lula. Por fim, apareceu o próprio com o discurso ufanista característico e tentando tocar no coração do povo.
O presidente já repetiu muitas vezes que não quer disputar um 3° mandato. Na verdade, ele diz o que a oposição quer ouvir. Em seu íntimo, gostaria é de fazer o mesmo que FHC, quando deu o golpe e aprovou a reeleição. Lula só está com medo de “doer” se ele levar a frente o projeto ou abraçá-lo explicitamente. Tomara que permaneça com medo de “doer”. A Democracia agradece. Se quiser voltar à disputa em 2014, que o faça. Mas em 2011, faça suas malas e vá viajar pelo mundo e ganhar uma grana contando como foi o “salvador” do Brasil. Puxa-sacos e deslumbrados não faltarão para ouvi-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário