sexta-feira, 15 de maio de 2009

Uns discos II - Crueza titânica incompreendida

O ano era 1991. Tempos de Collor e de pouca alegria para com o 1º presidente eleito democraticamente após mais de 02 décadas sob a égide dos milicos. A banda Titãs saía de um bem sucedido disco, "Õ blésq blom", e uma parceria de sucesso consolida com o produtor Liminha para o voo mais ousado e sujo de sua carreira. Eram dias da explosão grunge e os rapazes devem ter se sentidos capazes de produzir o seu próprio barulho de 1ª qualidade, algo próximo do "Cabeça Dinossauro", seu mais bem-sucedido trabalho até então. Esqueceram de avisar o público e a crítica.


Ninguém entendeu nada quando o Titãs lançou "Tudo ao mesmo tempo agora". O disco produzido num nível punk de sonorização e lirismo – se me faço entender... –, espantou todo mundo. As vendagens ultrapassaram pouco mais que as 100 mil cópias, algo impensável para o Titãs na época. A crítica não gostou da sujeira encontrada em forma de música – ao menos a crítica fresca. A maior parte do público também ficou chocada com o que ouviu. E o disco é até hoje visto com descaso por boa parte das pessoas. Bobagem do "espírito fresco" daqueles tempos.


Para mim, um dos melhores discos do Titãs, por diversos motivos. Primeiro, os cheios de dedos da crítica já deveriam estar de saco cheio em saber que a banda nunca foi de produzir um disco num estilo igual ao outro. Quando tentavam manter alguma semelhança, isso acontecia em no máximo dois discos seguidos – o que pode ser percebido nos 02 primeiros, no 3º e 4º álbum, entre outros.


Ainda assim costumavam deixar algumas referências do álbum seguinte no trabalho anterior. Basta escutar "Massacre", a última faixa do "Televisão" e compreender que o impactante "Cabeça dinossauro" poderia acontecer de qualquer forma. Ou a sonoridade com alguns experimentos eletrônicos no "Jesus não tem dentes..." e sacar sua maior evidência em "Õ blésq...". Este trouxe ao menos uma faixa que caberia no "Tudo ao mesmo..": "Medo".


O início de "Tudo ao mesmo tempo..." já deixaria os mais puritanos e caçadores de hit em estado de alerta. "Clitóris" abre o disco contendo uns versinhos singelos tipo "Virgem suja, ah!, surja suja" e "Em cada berço que esse esperma espesso inunda". Segue a espirituosa "O fácil é o certo", sem escatologia mas numa levada dançante com guitarras pesadas. "Filantrópico", "Cabeça" e "Já" mantêm a levada ora mais cadenciada, ora mais rápida, porém sempre com as guitarras em evidência.


A próxima é uma das minhas preferidas "Eu vezes eu". Um punk dos anos 90. "Isso para mim é perfume" e "Saia de mim" foram as duas mais visadas e tomadas como referência do disco. A primeira, cheia de guitarras e acelerada, trazia versos ainda mais escandalizantes para as freiras de plantão. Coisas do tipo "Cheirar sua calcinha suja na menstruação" e "Amor, eu quero te ver cagar" devem ter deixado a crítica chegada à metáforas enfurecida. Já a segunda, mais pesada e cadenciada, dizia: "Saia de mim como escarro, espirro, pus, porra (...) Saia de mim a verdade".


Seguem "Flat-Cemitério- Apartamento", "Agora", "Não é por não falar", "Obrigado", "Se você está aqui", "Eu não sei fazer música" e "Uma coisa de cada vez". Variam peso, velocidade, minimalismo. E coroam um disco excêntrico, mas ainda assim a cara do Titãs. Não sei quanto dos críticos especializados que incensaram a banda à época do "Cabeça..." ainda estavam vivos. Só sei que a celeuma causada em torno do "Tudo ao mesmo tempo..." foi tola. Os caras fizeram um "Cabeça..." mais punk, apenas isso.


Muitos dizem que o Titãs estava com cheio de idéias em voga no mainstream musical, tipo grunge e mesmo o peso industrial capitaneado pelo Ministry. Pode ser. Mas que alguém na banda andou vendo ou ouvindo coisas do splatter metal, subgenêro do death metal inspirado em escatologia, isso aconteceu. A capa do disco deles, cheia de vísceras e pedaços de corpos humanos de enciclopédia Barsa parece referência bem comportada à capa do Carcass em "Reek of Putrefecation", um "mimo" repleto de montagens com fotos de pedaços de corpos humanos nada frescos.



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