quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Presidente Lula e suas pérolas

Tem gente que acha o presidente Lula um gênio. Outros, exatamente o oposto. Eu o vejo como um político de discurso fácil – e algumas vezes, tolo. Talvez seja a alma de líder sindical, eternamente em seu ser. Não raro contraria a lógica intentando jogar para a torcida, que aceita e aplaude tudo. Mais tola é a torcida.

Essa semana ele soltou a sua mais nova pérola: é motivo de comemoração não ter nenhum candidato de direita para a disputa presidencial em 2010! Ainda que seja verdade a inexistência de candidatos direitistas ao pleito para o cargo político máximo, isso não seria motivo para comemoração. Gostemos ou não de direita ou de esquerda, as forças antagônicas devem existir numa democracia. Do contrário, fica uma disputa entre nós e nós mesmos.

Acredito que os ideólogos partidários do lulismo e que vivem a acusar golpes contra o governo, não devem compartilhar da opinião de seu guru. Afinal, vivem acusando o direitismo do PSDB e da mídia, sua fiel escudeira.

Não vou adentrar nas considerações sobre direita e esquerda no Brasil. Seria preciso uma análise mais profunda. Fato é que Lula desfia bobagens em tão poucas palavras. Segundo ele, antes era o combate entre candidatos da esquerda e trogloditas de direita. Isso começou a melhorar quando da disputa entre ele e Fernando Henrique. Ou seja, quando o adversário era Collor, a contenda era bronca. Mas Collor não está ao lado de Lula hoje? Mas Lula não já anunciou que nunca foi de esquerda? Como pode ter sido representante de algo que nunca foi, contra um troglodita, atualmente seu aliado? O ogro collorido evolui? Ou Lula ogrou?

É um samba do ex-metalúrgico-chegado-numa-pinga-muito-louco! Os incautos seduzidos pelo carisma do operário messias ou simples ideólogos adeptos da má fé querem pintar a majestade barbuda como santo. Só se for da incongruência!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger