terça-feira, 29 de julho de 2008

Resgatando o valor histórico do jiu-jitsu

O mundo vive uma constante muito positiva para quem está inserido no universo das artes marciais. Principalmente se olharmos para a síntese destas no espetáculo conhecido como vale tudo. A propósito, este foi assunto desta semana na revista semanal Época. Recebeu, inclusive, a capa da edição. Apesar de algumas imprecisões nos dados apresentados e uma ou outra descrição desnecessária do espetáculo – sempre arraigada na idéia de violência brutal –, foi mais um passo para a compreensão por parte dos leigos de que a modalidade se trata de esporte e não simples manifestação de violência.

 

No entanto, o motivo de meu comentário não é o vale-tudo em si. Gostei foi de uma matéria da revista especializada Tatame, publicada este mês na edição número 149. Trata da Universidade da Luta, um centro de treinamentos dos mais variados estilos de arte marcial, tendo como carro-chefe o brazilian jiu-jitsu, criado pelos irmãos e campeões mundiais de jiu-jitsu Saulo e Xande Ribeiro.

 

Visando ultrapassar a simples idéia de academia onde se aprende modalidades esportivas "violentas", os irmãos criaram um local onde é necessário aprender também a história do jiu-jitsu, bem como o básico da língua portuguesa – a Universidade é localizada em San Diego, EUA – e a geografia e cultura brasileiras.

 

Espero, sinceramente, que os irmãos Ribeiro também resgatem o valor da honra e do respeito não apenas no jiu-jitsu, como de todas as artes marciais. É preciso mostrar a molecada o quanto aprender um estilo de luta pode ser positivo não apenas física e psicologicamente, mas também socialmente, fazendo do indivíduo um ser seguro e ético, distante do "pitbull" idealizado graças ao comportamento irascível de alguns praticantes.



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger