segunda-feira, 6 de abril de 2009

Queremos Olimpíadas?

Brasileiro adora aparecer para o mundo. Tem mania de se querer mais importante do que é. Sério. Vide, por exemplo, o presidente Lula. Crê em definitivo que chegamos àquele futuro ao qual estamos fadados – o Brasil é o país do futuro – e por isso já somos a última bolacha do pacote aponto de sairmos dando conselhos ao mundo a torto e a direito.


Não estou a servir de incrédulo e cético da hora. Apenas constato o quanto brasileiro tem o hábito de sempre sermos os mais alegres, os mais espertos, os mais cordiais. Somos um povo receptivo e guerreiro, sim. Mas tenho minhas dúvidas de o quanto somos os mais. Estamos entre os mais otários, parece, aos olhos dos políticos, isso é facilmente demonstrável. Ou seria apenas um traço de nossa cordialidade dissimulada?


Quero chegar a mais um fato revelador de nossa megalomania nacional. Tem muita gente, importante ou simples, acreditando na necessidade de organizarmos uma Olimpíada por aqui, em 2016. Elencam uma série de fatores positivos que poderá originar-se do evento. Somente não explicam o porquê de instalações construídas para o último Pan Americano realizado no Rio de Janeiro em 2007, estarem, em sua maioria, às moscas.


Pior ainda é constatar o descaso para com os atletas olímpicos. Jade Barbosa é um exemplo atual do estado das coisas no Bananão, como diria um caro professor. A atleta tem de apelar à venda de camisetas em seu site para ajudar no custeio do tratamento de uma lesão que a acompanha desde antes dos jogos olímpicos de Pequim, ano passado. Nem entro no particular da falta de estrutura para os aspirantes a atletas, como volta e meia é noticiado.


Já indaguei antes e indagarei enquanto for necessário: para que uma Olimpíada em solo brasileiro se não cuidamos nem de nossos atletas, para focar o óbvio? A sociedade brasileira apenas provaria o quanto é parva, caso corrobore essa megalomania capitaneada por políticos chegados a holofotes e potenciais oportunidades de ganhos com superfaturamento em empreitadas dessa natureza.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Powered By Blogger