segunda-feira, 6 de abril de 2009

Cobain sucumbiu há 15 anos

Conforme registram os laudos, Kurt Cobain, vocalista e guitarrista do Nirvana, "empacotou" no dia 05 de abril de 1994, após atirar contra o próprio crânio. Não sei, mas tenho cá comigo que o Nirvana foi o grupo responsável pela última grande sacudida na música pop. Depois deles, surgiram sim grandes bandas e músicos, mas nenhum com capacidade de originar algo tipo um movimento em grande escala, como foi o caso do grupo de Seattle.


Claro, o tal movimento grunge, nada mais passou que uma explosão de música alternativa em variadas direções. Contudo renovou a música pop no início dos 90 do século passado. Depois do Nirvana e outros nomes de Seattle, sempre surgiam "salvadores" do pop e rock. Mais nada tão impactante ou consistente como Cobain e sua trupe.


Muita coisa tem sido feita no underground, mas não sou entusiasta de que manifestações artísticas originais ou impactantes devam ficar circunscritas aos porões ditos vanguardistas. Devem sair e mostrar a cara. Aceitar o desafio de difundir-se em meio à tara consumista e fugaz de nossa sociedade. O que vem depois é história.


Infelizmente, Cobain, a alma do Nirvana, foi um acontecimento meteórico na música atual. Marcante, como não poderia deixar de ser. Representou em larga medida o homem moderno – ou pós-moderno, para alguns –, eivado pela contradição do ter e o ser. Teve o que a maioria esmagadora dos seres humanos não tem e nunca terá. Porém, não conseguiu ser – ou continuar sendo – o homem que desejava, penso eu.


Recorreu às viagens pesadas de drogas e álcool, potencializadas por uma parceira, à época, tão intensa e inconsequente quanto ele, além de viver um universo de falsa realidade, onde os parasitas estão sempre a postos para bajular e sugar energias enquanto isso for possível. Como em outros momentos da história da música, sucumbiu. Mas seu legado está aí para ser (re) descoberto, desconstruído, se preciso for, para que algo de excitante e bombástico surja outra vez mais no universo pop.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Powered By Blogger