segunda-feira, 2 de março de 2009

Mais um capítulo de uma briga ideológica

Não sei quanto ao mundo afora, mas no Brasil não passamos uma semana sem um capítulo da guerra ideológica entre direita e esquerda – sim, ainda existem – estrelada por nossos principais articulistas e intelectuais. Para a maioria esmagadora da população, se a raça humana for extinta hoje e as almas incautas forem indagadas no paraíso sobre as brigas ideológicas nos âmbitos político e social do Brasil, muitos passarão a eternidade com cara de bobo a imaginar: mas o que esses caras tanto discutiam no mundo virtual.

 

Este embate ao qual me refiro nestas linhas deu-se por causa de um editorial da Folha de São Paulo, dizendo que a ditadura militar brasileira foi branda perto de outras ditaduras pelo mundo. Intelectuais se doeram, o jornal não engoliu as críticas e o barraco está formado.

 

De um lado tem os que não se conformam com os termos do jornal tanto na referência à ditadura quanto à resposta aos intelectuais – principalmente – e leitores. De outro os que creem na estatística para no fim dar razão ao jornal. Nesse balaio de gato, quem não estiver devidamente "batizado" contra o mal da ideologia sai arrastado por uma ou outra corrente.

 

Sempre quando vem à tona essa discussão sobre a ditadura brasileira costumo ficar entediado. Com raras exceções, é a mesma coisa: de um lado os lambe-saco dos milicos tentando defender, direta ou obliquamente, a cagada perpetrada  por eles. Os opositores, quase sempre admiradores de ditaduras de esquerda, tomam "posse" dos cadáveres das vítimas do regime para cantar uma superioridade moral que somente existe na cabeça de intelectual orgânico ou militante com cabresto – quase uma redundância... Aí não dá!

 

O fato é claro: ditadura nenhuma presta. Se matou menos ou mais, isso é uma questão estatística macabra e historicamente contextual. Nesse capítulo a verdade é que a Folha bancou o ridículo e os intelectuais incentivadores de mais celeuma idem.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Powered By Blogger