quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O suor milagroso? A promoção sagrada? Imagens mágicas da TV

Nunca vivemos o bastante para saber, conhecer ou ver tudo. Acordei às 06:30 das manhã, após uma noite mal dormida, para uma entrevista em plenas férias. Aguardando a hora de sair, ligo a TV em busca de noticiários. Uma ou outra informação, propaganda.

Começo a mudança de canais. Na TV aberta por aqui, devemos ter uma dúzia ou pouco mais de opções. Entre elas, umas seis – talvez mais, talvez menos – são de canais religiosos. Fora as emissoras como a Band e Record, que abrem suas grades de programação para os religiosos a madrugada afora. Fora as inserções em horários de almoço. Bem, fora muita coisa. Continuo.

Paro num dos canais e quem fala é o prolixo e articulado pastor Silas Malafaia. Já estava no final de seu sermão à beira de uma mesa. Depois das milagrosas palavras, advertindo as pobres almas sobre o porquê de só tomarem porrada da vida – coisa do diabo, desagrado a Deus ou, ufa!, culpa do dono da alma que não sabe viver –, ele traz a solução via promoções sagradas(!?). E sai anunciando livros, CDs e DVDs. Pensei: talvez eu tenha de aprender a viver, mas creio não precisar das lições via promoção sagrada. Mudo o canal. E o cara ali era bom...

Afinal, um cara suado – aquilo não era uma camisa malhada –, cercado de uma multidão que leva as mãos com um tipo de lenço ou papel com alguma tipografia sobre a cabeça ou tronco do pregador falastrão, passando sobre ele como se fosse uma entidade emissora de fluídos milagrosos, só pode ser o cara! Enquanto ele dá seu sermão, as pessoas insistem naquele ritual bizarro, esfregando o tal adereço no cidadão que parece santo, até o pedido de dispersão, prontamente atendido. Quando ele volta a ficar praticamente só no púlpito está com a camisa encharcada. Vem, quero crer, uma assistente e lhe passa uma toalha na cabeça.

Fiquei imaginando o que seria feito com os papéis ou lenço ou sei lá o quê, santificado pelo suor do santo chefão. Creio ser o pastor chefe da igreja denominada Mundial – ao menos é isso inscrito no canto inferior esquerdo do vídeo. Porém, se não estou enganado, já o vi pregando na Universal. Não seria novidade. A maioria aprende com o pilantra mor Macedo e depois vai ganhar seu dinh..., ops!, suas almas por conta própria, como mr. RR Soares. Cada um com seu rebanho.

Bem, após esses exemplos de santificações via suor ou promoção, lembro de voltar ao noticiário. Minutos seguintes, desligo a TV. Estava no meu horário.

Sigo para o ponto de ônibus pensando: se eu fosse um homem santo poderia engarrafar meu suor gasto na academia e oferecer em santas promoções numa praça pública.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger