quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Trabalhador apanha por estar duro

Ah, dias modernos, para onde vão nos levar?

 

Leio no jornal local de hoje mais uma daquelas notícias que poderiam ser cômicas, mas representam o retrato de uma sociedade em desalinho.

 

Um infeliz trabalhador de 27 anos aguardava, em plena madrugada, o ônibus que o levaria para casa, após mais uma jornada estafante no serviço. No entanto, ao invés do ônibus, parou bruscamente em sua frente uma moto com dois desocupados. Um deles desceu de arma em punho anunciando o assalto e sem muita paciência para conversa.

 

De nada adiantou rapaz apresentar-se como trabalhador à espera de um coletivo; o bandido levou-lhe um celular velho e sua carteira. Já sentado na moto, o canalha resolveu verificar quanto teria sido seu "ganho". Aborreceu-se: havia apenas R$ 2,00 na carteira. Desceu da garupa e desferindo chutes contra a vítima gritava: "Seu pobre, seu pobre! Como pode andar com R$ 2,00 na carteira?".

 

Depois da "lição", o rapaz ainda teve de aguardar mais uma hora no ponto à espera de seu ônibus...



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

A crise e os ideólogos

Não tenho pretensão alguma de traçar "análises" sobre a crise econômica mundial reinante nos dias de hoje. Para isso já temos os especialistas – diga-se de passagem muitos estão aturdidos e também não sabem que pitaco dar no momento.

 

Interessante para mim, mesmo, que acompanho na medida do possível quem supostamente domina o assunto, é ver como o caráter ideológico reina nas opiniões e estudos de muita gente "entendida". Basicamente, existem dois grupos a expor suas análises. Um pró-mercado e outro pró-Estado.

 

O primeiro divide-se, do meu ponto de vista, entre os liberais radicais e os pragmáticos. Para os radicais, ainda que seja a crise financeira crônica, o Estado não deve lá meter seu bico para supostamente salvar o mercado mundial. A malucada crê numa saída para o problema vindo do próprio interior "mercadista".

 

Já os liberais pragmáticos, mesmo não sendo favoráveis à intervenção estatal na roda-vida das relações econômicas, entendem ser, sim, obrigação do Estado organizar a bagunça dos financistas, haja vista suas conseqüências irem muito além de simples quebra dos investidores; a sociedade sofreria muito com os efeitos. Claro, uma medida paliativa. Quando as coisas fossem organizadas, o Estado tiraria suas patas das relações econômicas e deixariam de novo sob as patas da tigrada investidora e, não raro, tresloucada.

 

Igualmente, existe uma certa divisão entre os pró-Estado. Uns crêem que essa experiência, mais uma vez, reforça a tese da necessidade do Estado em regulamentar a economia, não deixando-a ao sabor das relações nem sempre bem intencionados dos "mercadistas". Entendo-os como keynesianos  Outros, estilo apocalíptico, esfregam as mãos e já começam a contagem para o fim do capitalismo – mais uma vez...

 

Essa ação ideológica esta refletida escancaradamente mesmo nas revistas semanais sobre o assunto – em todo mundo. Aqui no Brasil, dois exemplos interessantes vêm de Veja e Carta Capital desta semana, a primeira dentro do quadro liberal pragmático e a segunda  no quadro keynesiano. Veja ataca com uma capa onde tio Sam aponta para o incauto leitor e diz ser o seu salvador. Carta prefere a imagem das torres gêmeas explodindo – alusão ao 11 de setembro de 2001 – e anunciando o "15 de setembro", ou seja, o fim de mais uma era na economia.

 

Importante nisso tudo é estar preparado para lidar com as preferências que permeiam as opiniões nesse momento. Quem embarca sem buscar a compreensão macro dos acontecimentos, corre o risco de apenas servir para aumentar o rebanho ideológico que se alastra em tempos de crise. É preciso bom senso.



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

“Balzaquianos” go home!

Realmente não é fácil ultrapassar a barreira dos 30 anos de idade. Muitos ainda já te consideram velho. Na PM e no Corpo de Bombeiros do ES, por exemplo, ninguém entra com mais de 30. Agora o Estado resolveu que para Agente Penitenciário e Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, os "trintões" também não prestam!

 

Saiu no Diário Oficial de nosso estado, semana passada, a publicação da Lei Complementar nº 455 tratando sobre modalidade de subsídio dos dois referidos cargos acima citados e das condições para ingresso na "carreira". Para os homens, somente quem tiver acima de 1,65 m e abaixo de 30 anos é resguardado o direito de entrar no certame pelos cargos, algo que deverá acontecer em breve.

 

Fiquei curioso para saber o motivo de tal distinção, haja vista a necessidade de se passar por uma bateria de testes físicos e exames, além da prova escrita, para alcançar a aprovação.

 

Ou seja: se eu, com meus 33 anos, praticante regular de esportes desde a adolescência desejar disputar uma vaga para qualquer um dos dois cargos, já sou impedido de antemão. Mesmo sabendo de minha capacidade de deixar muito garoto de 18 ou 20 anos para trás na disputa física, sou dado por incapaz sem ao menos poder tentar.

 

Segundo um amigo, já lhe aventaram que tal exigência é um erro e pode ser contestada ante a justiça. De minha parte, apenas gostaria de saber qual foi o cabeça de pudim autor de tal bobagem.  



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Peixe vermelho também morre pela boca

Ah, esses comunas... Falam tanto até morder a língua. Não é que sai no noticiário sobre certas doações da multinacional Gerdau para a candidatura de Luciana Genro, do PSol, na disputa pela prefeitura de Porto Alegre? Está no mundo virtual. Quem jogou a merda ao ventilador foi o PSTU, que não aceitou o peleguismo do partido irmão e botou a boca no trombone em pleno horário político gaúcho.

 

Mas os tolinhos radicais e incautos do PSTU não percebem as coisas. Vivem alardeando aos quatro ventos o seu orgulho comuno-marxista e não compreendem que a ação do PSol nada mais é que uma estratégia de derrubada do capitalismo doidão brasileiro?

 

A revolução começará no Sul, onde todas as mansões serão expropriadas, sendo as menores reservadas para os banhos coletivos semanais de piscina dos trabalhadores, regados a champanhe e salmão – criados nos campos de trabalhos forçados, para onde serão enviados os milionários com a finalidade de serem reeducados socialmente.

 

Claro, as colossais mansões serão reservadas à alta cúpula do partido dos proletários, responsável por guiar para o burac.., digo, o paraíso os trabalhadores. Devido ao grande esforço intelectual, os líderes revolucionários terão direito ao banho de piscina diário, além de cotas ilimitadas de caviar. Tudo pela revolução no lombo do povo.



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

33

Mais um dia, mais um ano completado. Estou eu, hoje, alcançando os 33 anos de idade. Sinceramente, ainda não consigo me ver com tanto tempo de vida. Quando olho para trás, parece que tudo vivido aconteceu há uns poucos dias. Mas a realidade não me deixa dúvidas: sim, tenho 33 anos.

 

Segundo alguns, é a idade de Cristo quando ele partiu dessa para melhor – literalmente, conforme a história bíblica. Quando volto-me aos meus dias e à sociedade em volta, vejo o tamanho do significado que é o costume criado por nós, homens civilizados, de medir o tempo e tentar controlá-lo.

 

Aos 33 tem muita gente já cansada de guerra e sem pensar no que poderia ter sido se tivesse a oportunidade de ter feito algo diferente; outros param e pensam em quão diferente poderia ter sido suas vidas se tivessem aceitado o desafio de mudá-las; alguns, mesmo com todo o sucesso alcançado, ainda não pararam para viver, correndo atrás de mais sucesso. Tem também quem nem chegou aos 30, preferindo morrer jovem e na intensidade a viver uma vida nos moldes oferecidos. Cada um na sua escolha.

 

Eu costumo dizer que apenas estou vivo no jogo. Nada foi decido ainda em minha vida e continuo fazendo o que deve ser feito, conforme as coisas nas quais acredito. Tenho uma esposa apaixonada ao meu lado, meus amigos e disposição para viver os desafios propostos.

Que venham os próximos anos. Nunca me senti tão bem.



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O canguru e os execráveis

Os noticiários de ontem mostraram uma matéria que indigna o mais simples do cidadão detentor do mínimo senso de respeito ao seu semelhante e à natureza. Trata-se de um vídeo caseiro encontrado na internet onde um imbecil gravava um ignóbil travestido de ser humano e um pobre canguru.

 

Em meio à noite, o asqueroso, parecendo um jovem de vinte e poucos anos, supostamente travava uma luta contra o infeliz animal. Aparentemente detentor de conhecimentos de muay thai, o celerado socava o animal, que fazia alguma menção de se defender. De repente o escroto do homem solta um cruzado levando o canguru a nocaute. O câmera ri de felicidade com a ação vil.

 

Bem, não sei se os dois idiotas andaram assistindo desenhos demais. Segundo alguns especialistas o animal pode ter ficado de posse dos asquerosos, sofrendo maus tratos antes do "combate". Talvez tivesse sob efeito de algo, pois normalmente, como foi explicado, cangurus não ficam praticando pugilismo ou muay thai com seres humanos – ou supostos. Sua ação natural é fugir.

 

Sinceramente, fico muito chateado e revoltado assistindo algo dessa natureza. Já não me enche os olhos ver animais sendo submetidos e abatidos por outros em seu habitat natural, quanto mais sofrendo nas mãos dos privilegiados humanos, supostamente os racionais entre todas as espécies.

 

Mas o que esperar de um ser incapaz de lidar razoavelmente com seus semelhantes. Será que chegamos mesmo ao estágio civilizatório definitivo ou ainda estamos parados pelo caminho?



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

De volta ao front

Putz! Mais de duas semanas sem lançar um comentariozinho sobre as dores do mundo. Uma união surpresa entre minhas férias e a falta de internet em casa, aliada ao fato de ter que ler e ler para iniciar minha bendita monografia, acabou por afastar-me do blog. Mas deixe estar, como diriam. Terei muito sobre o que comentar quando acabar o trabalho. Minhas incursões no submundo do punk nos anos 70 e 80 estão mostrando-me que não conhecia tanto quanto imaginava sobre o assunto.

 

Por falar nisso, qualquer dia desses escreverei sobre GG Allin, um maníaco punk coprofágico que se dizia Deus. Nessas minhas visitas e revisitas ao mundo punk, acabei por encontrar em meus recortes uma matéria do início dos anos noventa falando sobre a morte do escatológico personagem. Era uma coluna do Pedro Só, Alcova, de um jornalão qualquer, escrita por André Barcinski – creio ser grafado assim. Lembrei hoje, então, de dar uma olhada na net e fiquei sabendo um pouco mais sobre o pirado elemento. É preciso estômago.

 

No entanto, isso fica para um outro momento –  não sei quando. Claro, se o mundo não acabar amanhã, após o teste de uns outros cientistas doidões na fronteira entre Suíça e França, 100 metros terra adentro. Os caras querem simular o Big Bang, a possível origem do universo. No entanto, outros malucos apocalípticos, igualmente cientistas, estão alegando que o mundo pode ir pelos ares nessa nova aventura dos homens experimentadores.

 

Aguardemos...    



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.
Powered By Blogger