sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A partida do grande Mestre Hélio

Foi com imensa surpresa – desagradável – que abri as páginas eletrônicas da Tatame e dei de cara com a informação do falecimento do mestre Hélio Gracie. Para quem esteve fora do planeta ao menos durante os últimos 10 anos, trata-se do patriarca da família de lutadores Gracie e mentor do famoso e eficiente estilo de arte marcial jiu jitsu brasileiro. Partiu na manhã de ontem, vítima de complicações por motivo de pneumonia, de acordo com informações.

 

Para os amantes e praticantes de artes marciais, como eu, o mundo torna-se mais vazio sem a presença desse gigante de pouco mais de 60 quilos. Guerreiro incansável, adaptou o jiu jitsu aprendido pelo irmão mais velho, Carlos, junto aos japoneses e terminou por criar uma nova forma de lutar, mais eficiente. Tudo por conta de seu corpo franzino e aparentemente fraco. Apenas aparentemente.

 

Com o passar dos tempos começou a testar seus conhecimentos ante outros estilos de luta e demonstrou a eficiência do jiu jitsu. Subiu em ringues e tatames pelo Brasil e mundo afora, vencendo a maioria de seus desafios ou sendo derrotado de forma honrada, como na luta de mais de três horas contra seu antigo discípulo Waldemar Santana, mais de uma década mais novo e com 20 quilos a mais.

 

Mostrou-nos a maneira mais fácil – ou menos traumática – de se vencer uma luta num ringue ou na rua. Deixava claro que o estilo por ele criado era de defesa e não ataque – como alguns imbecis nos dias de hoje insistem em fazer.

 

Era dono de uma personalidade autêntica, o que propiciava situações polêmicas. Na década de 90 passou a apresentar-se em público com uma faixa azul, protestando contra a proliferação de faixas pretas no jiu jitsu sem critérios claros de avaliação. Também causava furor quando dizia ser o amor coisa para fracos e que sexo serve mesmo é para procriar. De certa forma, mostrava a essência do jiu jitsu: goste-se ou não dele, será sempre implacável.

 

Para além das polêmicas em vida, todos os veneradores das artes marciais serão eternamente gratos ao velho mestre por ter nos oferecido a sua maior jóia, aos olhos do mundo: o jiu jitsu brasileiro da família Gracie.

 

Vá em paz velho mestre. Mas se o diabo cruzar seu caminho até o paraíso, dê-lhe de presente um estrangulamento e mande-o de volta às profundezas em sono profundo.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Powered By Blogger