quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Deputado carioca quer lei de manifestação cultural para o funk

Sinceramente, as ações de "nossos" políticos dizem muito do Brasil, da cultura deste país. Agora, o deputado Chico Alencar, do Psol (tinha que ser...) me vem com um projeto de lei para que o funk seja reconhecido como cultura e manifestação popular. Segundo ele é preciso reconhecer o funk como cultura por ser discriminado e perseguido por ser um ritmo principalmente ligado à cultura negra.

 

É mais um ato doidivanas e exótico, bem característico de um país imbecilizado como o nosso. Qual a necessidade de lei para institucionalizar uma cultura como o funk? Por que oficializar uma manifestação eivada pela marginalidade, onde a apologia ao crime e à violência em nada contribui para a formação da juventude?

 

Que se reconheça o funk como uma manifestação cultural – talvez micro. Afinal, é um estilo abrangente, que alcança as mais diversas esferas sociais e culturais. Porém, a idéia de se recorrer ao Estado para tanto só podia ser coisa de socialista de miolo-mole. Fico imaginando a UNESCO reconhecendo o punk como patrimônio cultural da humanidade! Putz!

 

O sr. Chico Alencar poderia pensar em políticas públicas para contribuir intelectualmente com as crianças e jovens expostos a um estilo de vida deletério, ao invés de criar leis de proteção a essa ou aquela manifestação cultural.

 

Não, não estou a me posicionar do lado daqueles que abominam o funk. É um estilo – muito mais musical do que de vida – com várias nuances e, independente da ação do Estado ou não, já consolidou-se em meio à sociedade.

 

Mesmo não gostando do ritmo, reconheço o direito de ouvi-lo. Mas daí a defender o funk em todas as suas manifestações, é algo totalmente distinto. Moro em periferia e vejo o quanto negativo é para crianças e jovens ouvir músicas cultuando o crime de forma pura e simples, como se fosse algo normal.

 

Vá lá, que se fale em créu, outra bobagem da mais tosca apologia ao sexo. Agora achar aceitável crianças saírem cantado pelas ruas peripécias sexuais dignas do mais ousado filme pornô ou louvações ao crime é irresponsabilidade. Deve ser é combatido.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Powered By Blogger