terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O elétrico embuste do Ricardo Eletro

Sempre tive minhas dúvidas sobre a propaganda espalhafatosa das lojas Ricardo Eletro. O tal negócio de ligar para o Ricardo pessoalmente no intuito de cobrir oferta, nunca soou bem aos meus ouvidos. Era canto de sereia. Ademais, esse negócio de colocar nas placas dos produtos expostos nas lojas "no carnezinho 1000 X de tal valor" evidencia o estilo velhaco e engana- trouxa adotado pelo "Ricardo".
 
Certa vez estava fazendo levantamento de preços de um determinado produto, juntamente com minha esposa, e entrei na Ricardo Eletro. À certa distância ouvia um cliente dizendo: "ué, vocês não dizem que o Ricardo cobre o preço da concorrência? Então, liguem para ele..." E o vendedor tentava tergiversar da melhor forma. Sai dali com algumas evidências do engodo "ricardiano".
 
Em algumas outras oportunidades pude, empiricamente, colher mais "vestígios" da velhacaria adotada pelo Ricardo (?) como forma de levar pessoas ao seu estabalecimento. Numa ocasião tentei negociar o valor de um aparelho de televisão e notei a dificuldade da vendedora em fazer cumprir o lema de enfrentar a concorrência com os menores preços. 
 
Escolhi um modelo de 29 polegadas da toshiba e comecei a dialogar com vendedores da Ricardo Eletro e de outra loja, a Eletrocity. Como uma fica próxima a outra aqui no centro de Vitória, o "leilão" pelo preço baixo foi em tempo real. Trazia o valor oferecido por uma loja e mostrava ao vendedor da outra. No final das contas, comprei na Eletrocity. O vendedor desta mostrou-se mais disposto a negociar do que a vendedora hesitante da Ricardo.
 
Hoje, no horário do almoço, tive uma prova cabal de que o tal Ricardo optou pela patifaria para vender seus produtos. Fui às Lojas Americanas e vi um aparelho de som portátil no valor de R$ 249,00 à vista, podendo ser dividido em 10 vezes no cartão - e não no "carnezinho" - sem juros. Passei em outras lojas e somente encontrei o modelo similar na Ricardo Eletro. Perguntei o valor. Algo em torno de R$ 289,00. Sorri para vendedora e já mandei: "será que o Ricardo (??) cobre o preço das Americanas?"
 
Falei o valor e as condições da concorrente para a vendedora. Ele lançou um olhar meio preocupado e seguiu até ao computador. Quase um minuto e meio depois ela me disse qual seria o menor preço possível a ser apresentado na loja, sem a necessidade de "intercessão" do Ricardo (???). R$ 269,00 à vista. Relembrei  dizendo que nas Lojas Americanas era menor e com condições a prazo definitivamente satisfatórias. Foi o golpe final!
 
Ela abriu o jogo e disse que não era possível cubrir a proposta da concorrente. O máximo seria igualar o preço, mas para tanto somente ligando para o Ricardo (????). Por fim, jogando a toalha, ela me falou: "O tempo perdido com a burocracia de ligar para Minas e falar com ... ele!, para, no máximo, se igualar às condições oferecidas pela concorrente não vale a pena". Sorri, agradeci e  disse que a Ricardo Eletro é pura enganação para tolos enfeitiçados por seu canto de sereia.
 
Em uma de suas propagandas enganosas uma moça atraente, com certo ar grave, diz que preço a Ricardo tem. Eu só encontrei embuste!
 


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Um comentário:

Laura Maria disse...

Gostei imensamente do seu texto fazendo um esculacho à propaganda enganosa do "Ricardo".Até mesmo pela Net, já pude verificar que os preços das lojas americanas são, na grande maioria das vezes, bem mais atraentes que nas lojas do Ricardo.Recentemente, fiz uma compra na Ricardo eletro, através da Net e, além de descobrir que havia lojas com preços bem menores, ligaram-me dizendo que os produtos estavam em falta.Detalhe: até agora não obtive o meu dinheiro de volta!Ricardo Eletro...NUNCA MAIS!
Parabéns pelo texto muitíssimo bem escrito!E continue esculachando os que crescem somente porque ainda existe muita gente de boa fé...

Powered By Blogger