sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Esta não é mais uma mensagem de natal

Sempre com a aproximação do natal, um sentimento de solidariedade toma conta de boa parte dos espíritos. Campanhas, iniciativas individuais e outras coisas vão surgindo. Tudo em prol da magia natalina. Alguns vivem a falsa sensação de que, ao menos por um segundo, no mundo reina a bondade. Mas a realidade é implacável.

À medida que o natal se aproxima e as tragédias individuais vão sendo anunciadas em nossa imprensa ou simplesmente se materializam ante nossos olhos ou chegam como prenúncio de um apocalipse nunca realizado, fico a imaginar: bem que esse tal espírito natalino poderia reinar verdadeiramente o ano todo. São desastres e mais desastres e fico a me perguntar onde está Deus.

Enquanto alguns ocidentais comemorarão mais um momento fugaz de alegria, outros chorarão por suas tragédias particulares. É a família de um policial morto em mais uma operação desastrada, bem como, provavelmente, os parentes do bandido, que não imaginaram futuro tão desgraçado para um dos seus. São os amigos e familiares da mulher que, num momento de desespero, para tentar mais uma vez, em vão, salvar a pele de sua cria, engole 60 pedras de crack.

Ou então o vazio e a dor profunda do marido, que num misto de jogada sórdida do destino com a pouca competência das autoridades, perdeu sua esposa ao rodar no asfalto molhado com um automóvel, invadir a calçada, encontrar uma proteção insuficiente e terminar no fundo do mar. O natal para ele e seus familiares nada terá de mágico.

Gostaria de celebrar em toda a plenitude o nascimento do tal salvador da humanidade em mais um 25 de dezembro. Porém, fica difícil. Os filhos de seu Pai continuam sofrendo, entregues à própria sorte, num mundo onde o real perdão inexiste e a alegria serve apenas para maquiar temporariamente nossas agruras.

Que cada um possa tentar sentir-se feliz como puder no natal. Mas que nunca se esqueça que o mundo sangra ininterruptamente. Mesmo no dia do nascimento de seu suposto salvador.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger