quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

E a Majestade Barbuda esta descontrolada!

Só pode ser os 80 e tantos de aprovação ao governo. Lula esta cada vez mais descontrolado e se achando Midas. A mais nova do presidente foi em um discurso no Maranhão. Além de pai dos pobres, a Majestade Barbuda quer ser um tipo de desatolador do povo. Mais especificamente, Lula quer tirar o povo da merda!

Já que qualquer merda, ops!, qualquer coisa que diz soa como a mais excelsa das canções clássicas, Lula foi aplaudido. Em seguida já reclamou de véspera das críticas por vir da imprensa ao seu linguajar, digamos, popularesco. Ao que parece, o presidente esta num patamar no qual acredita em que tudo o que fala e faz deve ser visto como algo mágico. Quem não concorda, é porque torce contra a sucesso do Brasil de sua Majestade Barbuda.

Bem, o que dizer do presidente com a boca aberta? Se fosse apenas roncando ou para receber uma dose de purinha, soaria até engraçado. Mas trata-se do dirigente máximo tentando demonstrar como se comunicar com o povo. Afinal, diante da massa ignorante, sem capacidade do entendimento mais comezinho, por que não apelar ao linguajar mais chulo possível?

Uma das interpretações acerca do estilo escatológico de Lula me leva a crer que o presidente vê o povo como incapaz de travar um diálogo formal minimamente civilizado; tudo deve ser na base do improviso mais reles, da maneira mais tosca. Ao “oficializar” o estilo lulesco de dialogar com a massa, Lula não percebe o quanto contribui para disseminar a ideia de que o povo é ignorante e somente compreende a realidade numa atmosfera de ignorância.

Diante de mais essa lição de Lula de como lidar com o povo, acabo por me recordar de um ditado popular muito usado por um saudoso colega e que faço uma livre adaptação: não adianta tirar você do mangue, se o mangue está incrustado em você. Logo para que usar uma linguagem formal com a massa?

Nenhum comentário:

Powered By Blogger