quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Obama eleito e minha falta de tempo – e de internet

Pois é, Obama foi eleito na semana passada e eu nem pude fazer registro no meu blog. A insistente falta de tempo aliada a falta de internet – a Oi Telemar não acha economicamente viável a região onde moro... – não me permitiu escrever.

 

Sem ressentimentos. O farei num momento mais oportuno. Enquanto isso vou colhendo impressões e tentando entender os efeitos desse momento histórico. Mas apenas para registro: é bom ter cuidado com a propaganda. Tem gente querendo ganhar dinheiro a ponto de vender livro de Monteiro Lobato – O Presidente Negro ou O Choque das Raças – como uma obra visionária que agora encontra sua "premonição". Balela.

 

Um artigo de Roberto Pompeu Toledo para a Revista Piauí coloca as coisas em seus devidos lugares. Para além do valor das obras de Lobato, o livro em questão era uma ode à eugenia. E nem vale aquela argumentação um tanto tola de "era um homem refletindo as idéias de seu tempo". Poucos anos depois Gilberto Freire arrasa a aversão à mestiçagem do criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo com o seu, também polêmico, "Casagrande e Senzala".



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger