domingo, 29 de junho de 2008

Tempo para postar...

Caramba! Nunca fiquei mais de uma semana sem postar um comentário, mas dessa vez a coisa apertou. Trabalho e estudos andam me tomando o tempo. Quando ele surge quero dar uma descansada e aí o blog acaba ficando para depois.

 

Mas tudo bem. O período está acabando e poderei respirar um pouco durante um mês. Na verdade, bem pouco. Provavelmente no semestre vindouro encaro a construção definitiva de minha monografia sobre discurso e identidade punk. O caldo engrossará. Não vejo a hora de passar por mais essa etapa e concluir o curso. Há outros vôos a serem alçados.

 

Enquanto isso é curtir o Mengão na liderança e labutar sobre os livros.



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ética a Aristóteles, o gari

Não se trata de uma nova perspectiva de leitura filosófica do filósofo grego encarnado como um agente responsável pela limpeza de nossas ruas. É, sim, sobre um gari capixaba, aqui da Capital Vitória, que encontrou um saco com R$ 400 mil em cheques e devolveu.

 

Primeiro tentou contatar alguns donos dos cheques pelo telefone. Porém, como ligou a cobrar de seu celular sem crédito, não obteve resposta. Dirigiu-se então à Delegacia mais próxima e relatou o ocorrido: tinha achado um saco, supostamente cheio de jornal velho, e deixou-o em seu carrinho de coleta. No horário de almoço resolveu saber o conteúdo. Foi quando deparou-se com um monte de cheques. Era da Associação de Moradores do Espírito Santo.

 

Aristóteles, que não é filósofo, mas parece entender bem de ética e justiça, preferiu não ficar com aquilo que não o pertencia. Encarna bem o ideal de homem responsável que gostaríamos de ver na política, ao contrário dessas encarnações em pessoa das palavras de Maquiavel em "O Príncipe", no cenário político brasileiro. Ganhou as páginas dos jornais e uma promessa de recompensa por parte dos responsáveis pela associação.

 

Se fosse adepto do "171", com certeza teria feito muito comerciante chorar.



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Saudades do “Bené”

Hoje faz exatamente vinte anos que um querido tio partiu. Marquinhos, conhecido nos meios futebolísticos de várzea de Vila Velha como Bené, foi arrancado de nosso convívio de forma brutal e torpe pela polícia. Um golpe traiçoeiro e atroz.

 

Gostaria de ter a credulidade de que um dia eu o veria novamente, como minha amada bisavô – falecida há 10 anos – e outras pessoas queridas que se foram. Espero estar equivocado, contudo acho pouco provável.

 

É um dia de reflexão para mim, sem rancor.



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

O Estado nosso de cada dia...

Este mês faz 20 anos que nossa família perdeu um ente muito querido. Marquinhos, meu tio, tinha apenas 18 anos quando foi brutalmente assassinado pela polícia em condições até hoje nebulosas. Era o braço repressor do Estado mostrando deu poder sobre as vidas dos outros – muito "eficiente" quando se trata em agir na periferia, para variar.

 

Falarei mais sobre isso.



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

O planeta está chapado!

Outro dia, assistindo o Jô, tomei conhecimento do cantor Rogério Skylab. Não conheço seu trabalho muito bem – algo escatológico, sórdido, niilista talvez –, mas fiquei animado com a sua nova música, "Eu tô Sempre Dopado". Ele apresentou o clipe dela na ocasião. A letra é um achado. Segue.
 
Eu Tô Sempre Dopado
Rogério Skylab
 
"Eu tô sempre dopado,
Eu tô sempre dopado...
 
No meio da rua
Fazendo música,
Indo pro trabalho,
Com a tv ligada,
 
Eu tô sempre dopado,
Eu tô sempre dopado.
 
No meio dos carros,
Dentro do sistema,
Cheirando fumaça,
Mesmo careta,
 
Eu tô sempre dopado,
Eu tô sempre dopado.
 
De janeiro à dezembro
Eu não sinto nada,
Você não entende,
Eu sou uma máquina.
 
Eu tô sempre dopado,
Eu tô sempre dopado"
 
É a cara dos dias "mudernos". Nós, 100% ocidentalizados e a cada dia mais "dopados" pela urgência da vida urbana, cada dia mais "tecnologizada". Não, nada contra a busca ao prazer, à alegria. Mas o hedonismo pelo qual a humanidade está fazendo sua opção é vazio, desprovido de substância.
 
Hedonismo, nunca é demais lembrar, assemelha-se ao colesterol; tem o bom e o mau. Parece que a sociedade opta a cada dia, mais intensamente, pelo segundo, esvaziando-se a si mesma numa corrida em busca do ter. Devemos resgatar Epicuro.
 
"Assim como dos alimentos (o sábio) não deseja a porção mais abundante de todas, mas a mais agradável, do tempo deseja desfrutar não o mais longo e sim o mais propício."
 
Epicuro: carta a Meneceu


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cansei de Ser Sexy e o infortúnio do imposto

Pobre Cansei de Ser Sexy – ou simplesmente CSS. Uma das bandas mais cults do Brasil e também do mundo, acaba de ver seu nome relacionado a uma "praga" no Brasil: imposto. O novo imposto para substituir a CPMF recebeu o nome de Contribuição Social da Saúde – ou simplesmente CSS!
 
Putz! Isso pode até atrair zica para a banda, tamanha a natureza nefasta dos impostos neste país. Se eu fosse um dos integrantes da banda, de duas uma: ou iniciava um protesto contra o imposto ou entrava com uma ação contra o governo.
 
Que criem outro nome para mais essa forma de assalto – haja vista praticamente não haver retorno. CSS é "apelido" de coisa positiva.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Leila Lopes, Regininha Poltergeist, Vivi Fernandes, Márcia Imperator, Luanda Boaz, Rita Cadillac, Gretchen e Viviane Brunieri em um mesmo filme!

Bem, se você chegou até guiado pelos nomes em epígrafe, devo confessar-lhe: você acabou de cair na pegadinha do Dudu, rá! Tudo pelo ibope!


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Rodrigo Damm foi, viu, socou e venceu

Tem capixaba na terra do sol nascente. O lutador campeão de jiu-jitsu, luta olímpica, submission e vale-tudo estreou nesse fim de semana no grande evento japonês de mma – ou simplemente, vale-tudo – Sengoku.
 
Rodrigo, vulgo Cara de Doido, já tem experiência internacional. Lutou no Japão, na Rússia, no Canadá, entre outros lugares do mundo. Porém era a primeira vez num evento que está entre os 02 ou 03 melhores do mundo. E não fez feio.
 
Depois de um começo estudado e um knock down durante o 1° round, Damm foi ocupando espaço no 2°, até que nos segundos finais mandou um cruzadão em Jorge Masvidal, também estreante no Sengoku e trocador dureza. Foi uma explosão e tanto de alegria! O cara merece.
 
Na platéia estava o japinha Takanori Gomi, grande estrela japonesa da mesma categoria que Rodrigo. Se tudo ocorrer bem, mais umas duas vitórias de Damm o qualificam para o grande desafio de sua vida.
 
Aguardemos. Preparado ele já está.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Fragmentos esportivos

Mengão líder
Pois é, após a eliminação incrível da Libertadores, o Flamengo termina a 5ª rodada do Brasileiro como líder invicto, ao lado do Cruzeiro – 2° por saldo de gols. Ainda é muito cedo para crer no título, mas fico na torcida para que o Mengo mantenha a regularidade e saiamos do jejum de quase 15 anos sem o título brasileiro.
 
Fluminense quase lá
 
Confesso que torço para que o tricolor carioca seja campeão da Libertadores. Vá lá, ter que agüentar o riso frouxo dos torcedores é um saco, mas quem sabe este título não mexa com os brios do Mengão e aí, ganhamos o Brasileiro só para contrariar o fluzinho – lanterna com 1 pontinho no campeonato nacional.
 
A massa irracional
 
No jogo entre Goiás e Atlético-PR, na casa deste último, aconteceu algo insólito. O lateral do time goiano Paulo Bayer entregou ao juiz um copo plástico arremessado por um torcedor atleticano, no momento em que bateria o escanteio.
 
Acontece que os torcedores, com medo da ação da justiça, acabaram por identificar o autor da patacoada e, enquanto os seguranças do clube chegavam para levar o cidadão até o DPJ mais próximo, alguns elementos da torcida se viram no direito de dar uns tabefes no mané. Foi retirado em meio a gritos de burro, outros tapas e chuva de cerveja.
 
Tudo bem que a torcida tem mesmo é que identificar esses tipos para que todos não paguem pelo erro de um. Mas daí querer aplicar a "justiça" por conta própria não a torna melhor que o responsável pelo ato leviano.
 


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Sobre o Estado e suas deficiências

O questionamento sobre o funcionamento do Estado em círculos intelectuais sempre foi discurso para mais de metro, como dizem por aí. Liberais dizem que ele, o Estado, quanto maior, mais incapaz de oferecer serviços de qualidades; prós-Estado crêem numa maior participação, para uma maior eficiência e universalização dos serviços na saúde, na segurança, na educação.
 
Eu, particularmente, não sou lá muito fã dele – o Estado. Ao menos desse estilo em funcionamento no Brasil. Talvez pelo fato de fazer parte da estrutura dele. Ou por trazer um ideal de liberdade anárquico comigo – ainda que inatingível, graças, que ironia!, a nós mesmos.
 
Semana passa li num único dia – 28.05.08 – três exemplos que só confirmam a minha ilusão para com um Leviatã tupiniquim. O jornal A Gazeta trazia variações sobre o mesmo personagem – ele, o Estado; ou ao menos de seu modus operandi.
 
Logo na segunda página um jornalista chamado André Hess escrevia sobre a administração municipal de Vitória. Segundo o colunista, o prefeito José Coser, do PT, descartou um projeto da administração passada – do tucano Luiz Paulo – no valor de R$ 200 mil para iniciar um outro visando obras no calçadão da orla da praia de Camburi.
 
O problema é a obra estar atrasada e quando decidiram inaugurar uma pequena parte dela, descobriram que não havia licença de órgãos federais (SPU e IEMA) para construção de um banco sequer.  Nas palavras de Hess "planejamento não tem sido o forte desta gestão. As obras, tocadas todas ao mesmo tempo, provocam tumulto (...) na cidade. Não é preciso ser especialista para perceber que (as vias) são mal sinalizadas". Algo sobre o qual falei há tempos. Hess diz ainda que o novo Aeroporto da capital, prometido para fevereiro de 2007, talvez saia em dezembro de 2009.
 
Outro assunto lido naquele jornal foi sobre um juiz que, além de decidir sobre o destino de "colunas" de processos, o meritíssimo sr. Juiz Roberto Luiz Ferreira Santos tem de atender as pessoas no balcão e ao telefone! Pois é, a excelência está tendo de ouvir poucas e boas que habitualmente cabem aos escreventes, que lá, no 1° Juizado Especial Cível de Guarapari, só tem 01! Os outros 03 aprovados em concursos foram para outras Comarcas. Um lance surreal!
 
Por fim, para encerrar a tragicomédia envolvendo esse polêmico – ou polêmica, na linguagem culta, hehehe – personagem, o jornal trazia a notícia do Departamento de Trânsito do Espírito Santo "assassino" e "denigridor".
 
O DETRAN tinha "acusado" o taxista Denílson Jacob, em 2004, de ter atropelado e mandado um motociclista acertar as contas com Jesus. Por isso ficou um bom tempo, até provar sua inocência, sem poder renovar sua carteira. Agora, em 2008, não satisfeito de ter acusado "doidivanamente" o pobre diabo de homicida, o Estado, por meio de seu órgão responsável, resolveu "mata-lo". Sim, pela segunda vez Denílson teve problema para renovar sua carteira – ou carta – de motorista. Dessa vez estava morto, na frente de um funcionário público, e solicitando um serviço. Segundo o responsável pelo DETRAN seria comum o tipo de erro.
 
E isso é só a ponta do rabo de nosso Leviatã...


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Powered By Blogger